No começo desse ano eu fui algumas vezes para o RJ, ficava lá no Leblon, nas primeiras vezes que fui, sentia medo, por causa de tudo o que falam da violência no Rio, mas depois de algumas vezes, comecei a me sentir bem segura, achava tudo super calmo, até mais do que São Paulo.
Lá fazíamos tudo a pé, acordávamos, íamos tomar café na padaria, depois íamos para a praia e ficávamos lá um bom tempo, só voltando pra tomar banho, jantar e dormir. Férias!! Mto merecidas, por sinal....
Todos os dias era essa tranqüilidade, algumas vezes fui até sozinha para a praia, que estava sempre cheia e sempre com as mesmas pessoas. Meus vizinhos de praia, os rostos familiares me passavam segurança, então ficava por lá sem problemas, se ia para o mar, pedia para um dos meus vizinhos olhar minhas coisas. Não tinha preocupações.
Até que um dia, lá estava eu tomando sol e escuto uma gritaria. Fiquei assustada e levantei, não só eu como a praia inteira ficou em pé. Passou um cara correndo e algumas pessoas indo atrás dele e gritando: “Pega”, “Ladrão”. Na correria o “ladrão” caiu e nisso vários homens foram em cima dele e começaram a chutá-lo, foi horrível. Nisso chegam 2 salva-vidas e levantam o cara, as pessoas se afastam, mas continuavam a xingar muito, e alguém gritou: “Fica longe do Leblon!”. Então o ladrão virou e falou: “Daqui a pouco vão me soltar e eu volto aqui de novo.”.As pessoas que estavam xingando voaram em cima dele e recomeçaram a bater.
Os dois salva-vidas conseguiram separar a briga e levaram o ladrão para um daqueles faróis, depois não sei o que aconteceu, perdi a segurança, fui embora.
Depois descobri que o ladrão tentou roubar a corrente de uma menina, passou correndo e puxou a corrente do pescoço dela. Não conseguiu roubar, machucou a menina e ainda foi pego. E ele se sentia no direito de roubar, bem desnecessário ele falar que ia voltar lá e roubar de novo.
Sei que algumas pessoas no Leblon são bem ostensivas, levam ipod e máquina digital para a praia, tem gente lá que vc percebe que tem muita grana. E ao mesmo tempo têm umas famílias beeem mais simples, dá pra ver bem a diferença social. E mesmo assim, eu sentia uma harmonia lá,uma tranqüilidade que foi quebrada. Parecia o último pedaço do RJ salvo da violência...
A violência esta em qualquer lugar hoje,ate onde eu moro uma cidade de média pra pequena está ficando complicada
ResponderExcluire quanto mais medo mais violência teremos,fruto talvez da apatia social e da benevolência do eleitorado tupiniquim...
é lamentável, hj o mundo, melhor, o Brasil está assim, e o ladrão ainda é audacioso...
ResponderExcluirvlw por gostar das minhas tirinhas ^^
Como se os ladrões tivessem mais direito de roubar as pessoas, só porque elas têm dinheiro. Como se fosse errado levar ipod e maquina pra praia... NÃO É JUSTO!!!!
ResponderExcluirQue raiva. Vou embora do Brasil, desisto.
Vou fazer parte constante dos seus visitantes!!
ResponderExcluirEu me lembro dessa história, é assustador né!
=*
Obrigado pela visita e por comentar no blog em que escrevo volte sempre
ResponderExcluirbjs
mari, seu blog encalhou! trate de escrever!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMareeeeeee
ResponderExcluirVc nao atualiza o seu, mas eu atualizei o meu ta?
posta maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
ResponderExcluirConcordo com tudo que vc disse, só que fiquei com sensação daquele velho bairrismo Rio x São Paulo.
ResponderExcluirSerá que dá pra julgar o todo por um epsódio presenciado por uma "turista"?
Ah, antes que diga que estou defendendo o Rio: Eu sou paulista... apenas moro aqui no Rio.
Mas, parabéns pela intenção e sinceridade nas suas palavras...
Nao da para generalizar que o Rio eh violento, mas da para generalizar que todo o Brasil esta violento.
ResponderExcluir